Wednesday, December 13, 2006


O Trabalho de Mendel
Mendel escolheu algumas variedades e espécies de ervilhas (Pisum sativum), conseguindo um total de sete pares de caracteres distintos.
Observou que as diferentes linhagens, para os diferentes caracteres escolhidos, eram sempre puras, isto é, não apresentavam variações ao longo das gerações. Por exemplo, a linhagem que apresentava sementes da cor amarela produziam descendentes que aprensentavam exclusivamente a semente amarela. O mesmo caso ocorre com as ervilhas com sementes verdes. Essas duas linhagens eram, assim, linhagens puras. Mendel resolveu então estudar esse caso em especifico.
A flor de ervilha é uma flor típica da família das Leguminosae. Apresenta cinco pétalas, duas das quais estão opostas formando a carena, em cujo interior ficam os órgãos reprodutores masculinos e femininos. Por isso, nessa família, a norma é haver autofecundação; ou seja, o grão de pólen da antera de uma flor cair no pistilo da própia flor, não ocorrendo fecundação cruzada. Logo para cruzar uma linhagem com a outra era necessário evitar a autofecundação.
Mendel escolheu alguns pés de ervilha de semente amarela e outros de semente verde, emasculou as flores ainda jovens, ainda não-maduras. Para isso, retirou das flores as anteras imaturas, tornando-as, desse modo, completamente femininas. Depois de algum tempo, quando as flores se desenvolveram e estavam maduras, polinizou as flores de ervilha amarela com o pólen das flores verdes, e vice-versa. Essas plantas constituem portanto as linhagens parentais. Os descendentes desses cruzamentos constituem a primeira geração em estudo designada por geração F¹, assim como as seguintes são designadas por F², F³, e assim sucessivamente.
Resultados em F¹
Todas as sementes obtidas em F¹, foram amarelas, portanto iguais a um dos pais.
Uma vez que todas as sementes eram iguais, Mendel plantou-as e deixou que as plantas quando florescessem, se autofecundassem, produzindo assim a geração F².
Resultados em F²
As sementes obtidas na geração F² foram amarelas e verdes, sempre na proporção de 3 para 1.

2 Comments:

At 1:23 PM, Blogger Mayla Avila said...

This comment has been removed by the author.

 
At 1:25 PM, Blogger Mayla Avila said...

Olá, identifiquei alguns erros no seu testo logo no início:

O primeiro:

"Mendel escolheu algumas variedades e espécies de ervilhas (Pisum sativum)"

Não foram várias espécies. Apenas uma. Ele usou a espécie de ervilha que havia em seu quintal que era a Pisum sativum

segundo erro:
"Observou que as diferentes linhagens, para os diferentes caracteres escolhidos, eram sempre puras"
Na verdade, ele selecionou características (7 no total) que se apresentavam marcantes (ou verde ou amarelo, por exemplo) e então ele cruzou diversas vezes as plantas para que tivesse a certeza de estar lidando com linhagens puras.

A gente precisa prestar atenção no que escreve, principalmente porque existem um monte de alunos que fazem seus trabalhos pela internet e podem ser prejudicados.

Beijos

 

Post a Comment

<< Home