Tuesday, December 12, 2006

Tratamentos possíveis para a infertilidade

Algumas Informações Básicas sobre os Tratamentos (Mulher)
As hormonas controladas pelo hipotálamo, pela hipófise e pelos ovários regulam o ciclo reprodutor feminino. Se este sistema básico de controle não funciona correctamente, a ovulação apresentará alterações ou simplesmente não ocorrerá. As alterações ovulatórias são caracterizadas por anovulação (ausência completa de ovulação) ou ovulação menos frequente e/ou irregular.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) adoptou uma classificação baseada no tratamento de pacientes anovulatórias:Pacientes do grupo I têm insuficiência hipotalâmico-hipofisária. São amenorreicas e não têm hormona folículo-estimulante (FSH) nem hormona luteinizante (LH).
Pacientes do grupo II têm disfunção hipotalâmico-hipofisária e apresentam-se com uma variedade de alterações do ciclo, inclusive amenorreia, oligomenorreia e deficiências da fase lútea. Cerca de 97% das pacientes anovulatórias encontram-se neste grupo, incluindo as que têm doença do ovário poliquístico (polycystic ovarian disease, PCOD), uma situação geralmente caracterizada por hirsutismo, obesidade, alterações menstruais, infertilidade e ovários aumentados; acredita-se que reflicta secreção excessiva de androgénio de origem ovárica), que se pensa ser a causa mais comum de disfunção ovárica.

Algumas Informações Básicas sobre os Tratamentos (Homem)
Terapêutica com Medicamentos - Menos que 5% dos homens inférteis têm uma desordem hormonal que pode ser tratada com hormonoterapia (medicamentos). Os desequilíbrios hormonais causados por uma disfunção no mecanismo de interacção entre o hipotálamo, a hipófise e os testículos afectam directamente o desenvolvimento dos espermatozóides. Neste tipo de desordem de fertilidade, a terapêutica com gonadotrofinas é altamente bem sucedida.
Tratamentos cirúrgicos - Quando a infertilidade é causada por problemas anatómicos ou alterações encontradas no sistema reprodutor masculino, todos, excepto os casos mais severos, podem geralmente ser corrigidos usando-se uma variedade de procedimentos cirúrgicos.
Reprodução assistida - Alguns dos procedimentos de ART descritos como tratamento para infertilidade feminina são relevantes para certos tipos de infertilidade masculina e incluem Injecção Intracitoplasmática de Espermatozóides (Intracytoplasmic Sperm Injection, ICSI) e Fertilização In Vitro (In Vitro Fertilization, FIV).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home